Decididamente, o processo de transição capilar não é fácil. Além de mexer com o lado emocional, ainda demanda um pouco mais de tempo e habilidade para lidar com duas texturas de cabelo diferente. Mas vale muito, mas muito a pena, e não apenas pela saúde,  pela estética também. Afinal, tudo que vai contra a natureza, fica com cara de artificial. Não adianta, é fato. Selecionei algumas dicas para auxiliar quem decidiu  voltar às origens:

1-Comece com um corte de cabelo

Uma das melhores maneiras de começar a transição é cortar o cabelo. Quanto maior a quantidade de textura com química você eliminar  mais rápido seus fios voltarão ao natural. Vale investir em um corte específico para cabelos cacheados/crespos. Indico aqui alguns lugares em São Paulo. 
Dica 2: Retirando o que sobrou da química

Agora que você já cortou seus bloqueios ( mesmo que parte deles), é viável tentar eliminar o restante da química
 ( se sobrou ). Algumas delas, como a progressiva, podem ser eliminadas com um shampoo antiresíduos, também conhecido como shampoo de limpeza profunda. Ele deve ser aplicado no máximo, duas vezes por semana, pois resseca muito. E deve ser seguida por uma máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução (de acordo com suas reais necessidades). 


Dica 3: Invista em tratamentos

Agora que você já cortou seus bloqueios, vale a pena investir num arsenal adequado para seus fios naturais, mas que tratem desde o couro cabeludo. Portanto, um shampoo se sulfato e um condicionador sem silicones auxiliam no processo. O fato do shampoo não ter sulfato, não signifique que não vai limpar os fios, muito pelo contrário, ele só não vai ressecar. Só tome cuidado com os cremes com silicone, porque alguns surfactantes não conseguem eliminá-los dos fios, e estes podem ficar pesados. Máscaras e óleos vegetais para umidificação também são benvindos. Mais dicas aqui
Dica 3: Melhore a sua textura com a estilização

Depois de hidratar, abuse de mousses e geis específicos para estilização. Experimente algumas técnicas e divirta-se durante o processo de mudança. Dia após dia você vai acompanhar seus fios voltando à sua verdadeira essência. Pode ser um processo lento, mas é bem legal de ver.


Dica 5: Abuse dos acessórios

Para disfarçar a diferença de textura, lenços coloridos e estilosos auxiliam bastante, e ainda dão um ar fashionista. Tiaras, grampos e presilhas também constroem ‘looks’ diferenciados, e suavizam a percepção de fios destoantes





Dica 6: Evite chapinhas e similares

Se precisar do secador para modelar e suavizar as texturas, tudo bem. Mas passe um protetor térmico antes. Existem vários no mercado. Quanto à chapinha, baby liss e companhia, é melhor esquecer. Afinal, o que você está buscando são fios naturais e saudáveis, e não quebradiços. Chapinha com química é uma combinação perfeita para detonar seu cabelo.


Dica 7: Tenha paciência

O cabelo não vai voltar ao natural da noite para o dia. O formato vai sendo conquistado aos poucos, com paciência e cuidados especiais, mas vale muito a pena. E o melhor de tudo: É muito mais fácil tratar os fios naturais que os químicamente tratados. Pense nisso!

Dica 8: Busque apoio em quem passa ou já passou pelo mesmo processo


 A internet está repleta de relatos de quem já passou pela experiência da transição, ou está passando. Eu mesma já passei por isto, como relato aqui.  

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook