Sabe aqueles dias que você literalmente acorda com o cabelo em pé? Pois é, nessas horas eu não me desespero, eu vou de Deva.

Para quem não conhece, essa marca de cosméticos americana ( já produzida no Brasil)  foi desenvolvida especialmente para os nossos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Uma linha composta de xampus, condicionadores, máscaras e finalizadores sem detergentes ( sulfatos fortes), silicones e derivados de petróleo. Rica em extratos botânicos e óleos vegetais.

O que usei hoje:

Para higienizar, Deva Curl Low Poo

Esse é um dos meus xampus preferidos. É bem transparente, faz pouquíssima espuma, não agride os fios, tem um cheiro frutal maravilhoso, que lembra carambola. Ainda dá aquela sensação de cabelo limpo e hidratado, mesmo antes de passar o condicionador. Ele tem um surfactante que meu cabelo ama, que é super suave, o Cocamidopropyl Betaine, que limpa sem ressecar, e ainda elimina silicones e outros resíduos; Glicerina, que hidrata bem; óleo de mamona ou rícino, rico em vitaminas e gorduras; extrato de erva-cidreira (alguns estudos farmacológicos apontam que o extrato da raíz e o óleo essencial têm propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além disso, é bastante usada em aromaterapia por suas propriedades calmantes, não é a toa que a experiência de usar esse xampú é algo relaxante). O extrato de lúpulo que também tem este poder calmante faz parte da composição, assim como alecrim, que contém propriedades tônicas e estimulantes. Por isso eu digo que o Deva Curl Low Poo, é mais do que um xampú, é uma experiência mística rss E olha que isso é propaganda totalmente gratuita, pois nunca ganhei nenhum produto Deva. Comprei todos que tenho, e com certeza, compraria mais, de olhos fechados!

Como eu usei:

Coloquei uma boa quantia nas mãos em formato de concha, adicionei água e espalhei por todo couro cabeludo, já enxarcado. Fui massageando com as pontas dos dedos das têmporas até o topo da cabeça ( este por último, porque já sofre mais agressões devido à pressão do chuveiro, que bate mais nessa região). Quando meu cabelo está ensebado por produtos com silicone, como de fato estava, eu passo um pouco também do comprimento, mas nunca esfrego, apenas espalho com cuidado, acrescentando sempre água para emulsionar. No fim, enxáguo bem. Sim, existe uma forma correta de passar shampoo.

Para condicionar, Deva Curl One Condition

Também na lista dos melhores condicionadores que eu já usei. É bem emoliente, levinho, zero de silicones, e também rico em extratos botânicos e com um cheiro delicioso de Capim Limão. Tem óleo de oliva em sua composição, que é um poderoso hidratante, usado há cinco mil anos pelos egípcios para todo tipo de umectação, incluindo pele e cabelos. A flor de camomila é outro ingrediente em potencial, pois seu óleo é rico em propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, assim como a erva-cidreira, que também é um componente ativo do Low Poo. Ele é multi-uso, pois além de condicionador, pode ser usado sem problemas como um leave-in, pois não pesa nos fios.



Como eu usei:

Apliquei uma quantia generosa por todos o cabelo, evitando o couro cabeludo ( tenho tendência à oleosidade, então quanto menos produto coloco ali, melhor). Massageei bem a raiz ( lembrando que o produto foi aplicado nos fios e não diretamente no couro) e deixei ali. Não enxaguei

Terceiro passo, hidratação com Deva Curl Heaven in Hair

Como o próprio nome diz, essa máscara é o próprio céu no cabelo. Isso porque você sente o tratamento de dentro para fora do fio, e como não tem silicone, é super leve. Além de possuir os extratos botânicos do   one condition e low poo, como a flor de camomila e a erva-cidreira, é rico em manteigas vegetais, como a de murumuru ( protagonista nos cosméticos Absolut Control, da L´oreal) que é altamente nutritiva, emoliente e hidratante. Ela é usada, principalmente porque tem uma composição lipídica, ou seja, de gorduras, que mais se aproxima da composição natural da pele, o que a faz eficiente para cosméticos, principalmente nos de cabelos. Tem ácidos láurico, mirístico e oléico, que ajudam a manter o equilíbrio hídrico e manter a oleosidade natural do couro cabeludo.. É excelente para cabelos crespos e cacheados porque ajuda a controlar o frizz e reduzir o excesso de volume e nutrir os fios, que geralmente são mais porosos. A Heaven in Hair ainda tem manteiga de cupuaçu, que também contribui na absorção de água e age como protetor solar, pois é capaz de absorver os raios UV, embora não possa ser medida como FPS. Ela ajuda a recuperar a umidade natural,  e seus fitosteróis  atuam na célula, regulando o equilíbrio também no couro cabeludo. Tem propriedades cicatrizantes e por isso auxiliar no tratamento de dermatites. Um medicamento, não? A manteiga de cacau também é um componente poderoso desta máscara devido a sua capacidade nutritiva, repleta de bons antioxidantes. E embora seja rica em manteigas, a considero uma máscara de hidratação, sendo que essas manteigas t:êm papel primordial  na manutenção do equilíbrio da água no cabelo. Mas quando usada em conjunto com o One Condition, sempre faço isso, ela se torna mais poderosa ainda, tornando-se também uma máscara bastante nutritiva, sendo que o One é rico em óleo de oliva.

Como eu usei:

Com o cabelo encharcado e repleto de One, eu fiz uma fitagem básica ( você desembaraça os fios usando as mãos como se fosse um pente de dentes largos, e assim auxilia na absorção do produto), e na sequência apliquei a máscara. Para todos os produtos Deva, a água serve como um condutor e potencializador de seus componentes, e isso eu fui aprendendo na prática. Se o cabelo não está encharcado  parece que o produto não atua no seu potencial máximo. A sensação que você tem é que o cabelo praticamente engole essa máscara, tamanho é seu potencial hídrico. Você sente, literalmente, os cachos incharem, eles ficam gordos, ou melhor, obesos e felizes. O cheirinho botânico também é indescritível. Você sente que recupera o fio de dentro para fora. E olha que eu havia aplicado há dois dias atrás um shampoo com lauryl, que danificou um pouco meu cabelo, que já estava praticamente um ano sem detergentes. Bom, depois de aplicá-la, eu dei uma levíssima e rápida enxaguada e deixei todo o resto nos fios, sem medo nenhum de emplastar. O cabelo bebe isso como água!

Estilização:

Deva Curl Angel

Esse é um dos melhores géis para cabelos cacheados do universo. Além de possuir os extratos botânicos principais dos produtos acima, como a camomila e o extrato de lúpulo, com propriedades medicinais; tem o óleo de mamona, como comentei acima, rico em gorduras e aveia, que é rica em hidratos de carbono(retém água), e portanto, mais um excelente hidratante, além de possuir ácidos gordos, com potencial nutritivo. Sua textura é aquosa, e praticamente some no cabelo. Segura bem os cachos, faça chuva, sol ou ventanias, hidrata, e o principal, não deixa o cabelo duro, muito pelo contrário, fica extremamente macio.


Como usei:

Mixei as duas técnicas de estilização, o ‘rake and shake’ e o ‘scrunch’, já citadas nesse blog e deixei secar naturalmente.

Os resultados:

O que eu mais gosto da linha Deva é a sua capacidade de hidratação e definição dos cachos. Também é ótima para potencializar o brilho e diminuir o frizz, mas desta vez ainda ficou um pouco ( remanescente ainda do uso de lauryl). De qualquer forma, o resultado é ótimo, o que faz desta marca uma das minhas preferidas.

Como ficou: 

Cachos gordos, hidratados, com frizz controlado, brilho e movimento











  1. Carla Dias says:

    amadaaaa do Brasel! seu site eh um arraso.. aqui na minha cidade n encontro Deva.. vc sabe me informar onde posso encomendar, estou sofrendo com a finalização dos meus bebelos, minha cidade eh muito precária de produtos No/Low .. bjosss e ahhh seu cabelo eh um luxo!

  2. TAÍS MORETTE says:

    Sabrinah, descobri seu site esta semana e estou amando tudo. Depois de 8 anos fazendo progressiva no meu cabelo, este ano decidi que vou assumir meus cachos de novo. E você está sendo um estímulo, porque não é fácil passar pela transição , mesmo não sendo a definitiva, meu cabelo ainda não está cacheando como antes. Além de ser um momento muito difícil, porque na verdade estou me (re)aceitando depois de tanto tempo, sem contar os danos no cabelo que deverão ser reparados agora. Obrigada pelas dicas. Um grande beijo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook