Semanas atrás, estava no metrô, no final do dia, seguindo meu percurso natural de volta para casa após o trabalho, quando me deparei com uma menina linda, com um cabelo crespo incrível. Com a maior cara de pau do mundo me apresentei e começamos a conversar. Sobre cabelos, claro. Perguntei o que ela fazia para ter um cabelo tão bonito e descobri que além de não seguir nenhuma das rotinas Low Poo/ No Poo , ela conseguia excelentes resultados com cuidados simples e produtos econômicos, como o famoso Yamasterol, que usa como finalizador. Não demorou muito e a convidei para conceder esta entrevista, que acho que tem tudo a ver com o blog, pois pode ajudar algumas meninas que não sabem como cuidar do cabelo natural e incentivar outras a assumirem o seu crespo.

Leia na íntegra a entrevista com a estudante de sistemas de informação, Isabella Souza, de apenas 19 anos: 

” Quando era pequena, sempre usava cabelo preso com aqueles penteados de criança, raramente ficava com ele solto. Na adolescência, só andava de rabo de cavalo e não o soltava por nada. Logo que saiu a progressiva e uma amiga da família havia feito, coloquei na minha cabeça que queria fazer e fiz. Não curti muito. E foi desde então que consegui assumir o meu cabelo”



Preciosas Bobagens-  Quando a encontrei no metrô, o que mais me chamou atenção foi o seu cabelo. Era um cabelo bonito, bem tratado, volumoso, e o melhor: um cabelo crespo muito bem aceito. Por ser um cabelo natural, ele combinou perfeitamente com o seu rosto e contribuiu para deixa-la mais bonita, numa harmonia perfeita. Acredito que nossa aparência demonstra muito como nos sentimos a respeito de nós mesmas, e era nítido que você tinha uma boa relação com o seu cabelo, ou seja, que ignorava os padrões impostos pela mídia e se aceitava como realmente é. Sua relação com o seu cabelo é mesmo assim tão boa? Sempre foi assim? 

Isabella Souza – Quando era pequena, sempre usava cabelo preso com aqueles penteados de criança, raramente eu ficava com ele solto. Na adolescência, só andava de rabo de cavalo não o soltava por nada. Logo que saiu a progressiva, uma amiga da família havia feito, coloquei na minha cabeça que queria fazer e fiz. Não curti muito. E foi desde então que comecei a assumir o meu cabelo.

“Se piadinhas forem consideradas preconceito, eu sofri preconceito sim. A minha própria família me chamava de tudo quanto é nome, mas eu nunca liguei, isso nunca fez com que eu quisesse negar meu cabelo.”







Preciosas Bobagens -Teve alguma referência (exemplo) na infância, ou seja, alguma pessoa próxima ou da mídia que te espelhasse a cuidar dos seus fios naturais?

Isabella Souza – Que eu me lembre, não. Acho que este processo aconteceu naturalmente, quando eu fui criando a minha personalidade e estilo.

Preciosas Bobagens-   Você disse que já fez progressiva, ou seja, nem sempre usou seu cabelo assim ao natural. Já fez outro procedimento químico do tipo: relaxamento, alisamento e afins? Se sim, qual foi? Quanto tempo usou assim? Por que se submeteu a ele? Teve alguma influência de famílias, amigos e pessoas ao redor?

Isabella Souza – Não, nem sempre usei o cabelo ao natural. Já fiz progressiva e relaxamento. Realizei esses procedimentos assim que saiu a progressiva, até porque alguém que eu conhecia fez, e lógico, eu também queria ficar com o cabelo liso. Me lembro que no mesmo dia que fui fazer, tive que fazer o relaxamento junto, isso  porque eu tenho muito cabelo e ele era muito mais volumoso do que hoje. Assim que eu fiz, no exato momento, eu gostei, mas depois de um tempo eu só continuei com o relaxamento, daí chegou uma  hora em que cansei também.

“Abri mão da química por estar cansada de sempre ver a raiz crescendo e já entrar em pânico. A minha transição foi bem tranquila que eu me lembre, simplesmente parei com a química e deixei crescer. Só cortei  quando as partes lisas chegaram nas pontas, daí eu meti a tesoura mesmo!”


Preciosas Bobagens – Já sofreu algum tipo de preconceito em relação ao cabelo? Como lidou com isso? Ainda sofre?  Acha que a ‘ditadura do liso’ tem alguma coisa a ver com isso?

Isabella Souza- Se piadinhas forem consideradas preconceito, eu sofri preconceito sim. A minha própria família me chamava de tudo quanto é nome, mas eu nunca liguei, isso nunca fez com que eu quisesse negar meu cabelo.

Preciosas Bobagens- Se olharmos ao redor, inclusive no metrô, vislumbramos milhares de mulheres com os cabelos alisados. Por que você acha que acontece isso? Por que estas mulheres não assumem seus cabelos reais?

Isabella Souza – Acredito que algumas por praticidade, outras não assumem por não gostar e achar feio, não só o seu próprio cabelo como o cabelo cacheado/crespo em si.

Preciosas Bobagens- Por que decidiu abrir mão deste tipo de química ( progressiva/relaxamento) e assumiu o natural? Como passou por esse processo de transição? (esperar a química sair e lidar com duas texturas diferentes de cabelo)? É mais fácil cuidar do cabelo natural ou do cabelo com química ‘alisante’ ou similar?

Isabella Souza – Abri mão da química por estar cansada de sempre ver a raiz crescendo e já entrar em pânico. A minha transição foi bem tranquila que eu me lembre, simplesmente parei com a química e deixei crescer. Só cortei (eu mesma cortei rs) quando as partes lisas chegaram nas pontas, daí eu meti a tesoura mesmo!

“Eu não tenho muitos cuidados com o meu cabelo. A única coisa que faço é hidratação uma vez por semana (quando tenho tempo). Costumo usar um creme de hidratação bem ‘power’ e bepantol liquido, mas isso é porque realmente não tenho tempo, se tivesse, faria todo o tipo de tratamento e seguiria uma rotina com essa, de low poo/no poo.”


Preciosas Bobagens -Você me disse que está acostumada a ouvir elogios do seu cabelo na rua, que inclusive as pessoas pedem para passar a mão. Você acredita que as pessoas estão menos preconceituosas em relação aos crespos e cacheados? Acredita que há mais pessoas, principalmente mulheres, se libertando de preconceitos e químicas e conseguindo enxergar a sua verdadeira beleza?

Isabella Souza- Acredito que depois que a mídia começou a mostrar o cabelo cacheado/crespo de uma forma não preconceituosa, ressaltando a sua verdadeira beleza, as pessoas começaram a aceitar mais e, consequentemente, a assumirem os seus cabelos naturais.

Preciosas Bobagens- Eu acredito que o volume é uma das características mais legais dos cabelos crespos e cacheados. Você concorda? Por que?

Isabella Souza – Eu concordo, eu mesma não gosto dos meus fios sem volume, talvez porque esse seja o toque final do cabelo.

Preciosas Bobagens – Como você cuida do seu cabelo? Com que frequência lava, hidrata? Usa algum produto quando não lava? Você segue alguma rotina do tipo: low poo/no poo?  

Isabella Souza – Eu não tenho muitos cuidados com o meu cabelo. Lavo uma ou duas vezes na semana,não mais que isso.O modo como lavo é sempre com shampoo hidratante (aquele mais branquinho) e condicionador. A marca que uso e  me dou muito bem é a Niely Gold, mas especificamente a linha de Óleo de Argan. A única coisa que faço é hidratação uma vez por semana (quando tenho tempo). Costumo usar um creme de hidratação bem ‘power’ e bepantol liquido, mas isso é porque realmente não tenho tempo, se tivesse, faria todo o tipo de tratamento e seguiria uma rotina com essa, de low poo/no poo.

“Eu não tenho uma periodicidade para cortar o cabelo, quando me dá a louca, vou lá e corto. A cabeleireira que vou não sabe cortar cabelos crespos. Uma vez, ela me deixou quase careca de tanto que cortou, mas por outro lado, tem aquela famosa ‘mão boa’, que corta e o cabelo cresce rapidinho. Acredito que você só encontra um cabeleireiro que saiba cuidar de fios crespos em salões especializados, fora isso, corremos o risco de sairmos carecas do salão.”


Preciosas Bobagens – O que usa para estilizar? Você usa pentes ou prefere usar as mãos? Costuma usar acessórios e fazser penteados? 

Isabella Souza – Para desembaraçar, eu uso pentes de dentes largos de plástico. Não gosto dos de madeira, embora sejam os mais recomendados. Depois disso eu arrumo só com os dedos. .Penteado eu  raramente faço, uso sempre tiara e coloco o cabelo para o lado – isso  porque tenho ¼ do cabelo raspado. Sobre os tantos tratamentos que existem, acho que vale super a pena tentar e ver qual se adequa mais ao seu tipo de cabelo.

Preciosas Bobagens – É possível ter um crespo bonito como o seu sem gastar muito dinheiro?

Isabella Souza – Com certeza, um bom creme de hidratação, bepantol líquido…é só procurar na internet que tem uma receita mais legal que outra e são super baratas e fáceis de fazer.

Preciosas Bobagens- Você corta o cabelo com que frequência? Vai a algum cabeleireiro ou corta você mesmo? É difícil encontrar um cabeleireiro para cuidar dos fios crespos? 
Isabella Souza-  Eu não tenho uma periodicidade para cortar o cabelo, quando me dá a louca, vou lá e corto. A cabeleireira que vou não sabe cortar cabelos crespos. Uma vez, ela me deixou quase careca de tanto que ela cortou, mas por outro lado, tem aquela famosa ‘mão boa’, que corta e o cabelo cresce rapidinho. Acredito que você só encontra um cabelereiro que saiba cuidar de fios crespos em salões especializados, fora isso, corremos o risco de sairmos do salão praticamente carecas.

“Para desembaraçar, eu uso pentes de dentes largos de plástico. Não gosto dos de madeira, embora sejam os mais recomendados. Depois disso eu arrumo só com os dedos. Penteado eu  raramente faço, uso sempre tiara e coloco o cabelo para o lado – isso  porque tenho ¼ do cabelo raspado. Sobre os tantos tratamentos que existem, acho que vale super a pena tentar e ver qual se adequa mais ao seu tipo de cabelo.”

Preciosas Bobagens – Há quanto tempo usa coloração? Ela é feita no salão ou você mesma faz? 


Isabella Souza- Faz muito tempo que pinto meu cabelo. Sempre pintei em casa, na verdade a minha mãe é quem pinta. Eu uso coloração da Garnier Nutrisse. A forma que eu aplico não tem segredo. Eu passo em todo o cabelo  de uma vez, e não mecha a mecha, como recomenda a embalagem. Sou totalmente amadora, mas sempre deu certo.
Preciosas Bobagens – Que recado você deixaria para os leitores do blog assumirem seus cabelos reais?
Isabella Souza-  Garotas, não tenham vergonha dos seus cabelos, não deem ouvidos sobre o que falam sobre eles, ou de como olham para você. Aprendam a amar seus cabelos. Parem de sofrer com esse paradigma dos cabelos lisos. Cabelo liso mesmo só quem nasceu com ele e olhe lá. Beijos.

Os queridinhos da Isabella:




Gostou da entrevista? Tem uma história parecida com a dela? Quer ser entrevistada pelo Preciosas Bobagens? Mande um e-mail para sabrinagiammpa@gmail.com e concorra a brindes!
  1. Sabrinah Giampá says:

    Princess s2, eu não consegui abrir esse link, abriu numa página que não existe! Obrigada por acompanhar o blog. Vou anotar sua dica e preparar um post especial para cabelos lisos!

    Bjks

  2. AMEI! Meu cabelo é crespo e o assumi natural tem 2 anos. Eu fazia relaxamento, mas ficava com a raiz tão lisa que ficava artificial. Já fiz a progressiva e ODIEI! Agora, só uso tonalizante, aos 41 anos, os brancos começaram a aparecer…

  3. O Natural é sempre a melhor escolha, né Lu? A liberdade e a autoaceitação não têm preço! Quanto aos brancos, fazem parte da vida. Eu mesmo já tenho os meus espalhados pelo topo da cabeça. No momento estou cultivando-os com muito amor, talvez cubra quando for fazer luzes. Fico feliz que gostou da entrevista, em breve teremos muito mais! bjks

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook