Preciosas Bobagens entrevista a especialista em cabelos cacheados e crespos, Daniela Lisboa de Carvalho

“Alisar ou não é opção de cada cliente, entretanto, damos a ela a oportunidade de conhecer a fundo o seu próprio cabelo, como ele é de fato, cacheado ou crespo, pois muitas delas acabam alisando, principalmente, por desconhecer sua própria natureza, ou seja, porque não sabem deixar os seus cachos bem modelados.”

Atualmente com os fios virgens, ou seja, isentos de quaisquer tipos de químicas, incluindo colorações e tonalizantes, Daniela Lisboa Carvalho, 29 anos, é blogueira do Encaracoladas, um dos meus blogs preferidos, moderadora da página do facebook, Amigas Cacheadas e uma das cabeleireiras especialistas em cachos e crespos, que integra o time do Floreal Clínica dos Cachos. Para quem não conhece, este salão trouxe as técnicas do salão Devachan e os produtos da marca americana Deva, de Nova York, para o Brasil. Ou seja, é possível fazer um DevaCut corte Deva) sem ter que embarcar para os Estados Unidos e nem desembolsar muito dinheiro. A Deva foi criada, especialmente,  pensando no bem estar dos cabelos crespos e cacheados, e para isto não utiliza sulfato, silicones e parabenos em suas fórmulas, que são ricas em extratos botânicos.

Confira na íntegra a entrevista

Preciosas Bobagens: Acompanho seu trabalho e sua trajetória capilar há algum tempo através
de blogs especializados, e há alguns meses, no Floreal Clínica dos Cachos, onde fiz meu primeiro Devacut, com o Miro Nunes. Seu cabelo natural é maravilhoso, e obviamente, resultado do que aprendeu com pesquisas e dentro da própria profissão de cabeleireira. Como essa transformação aconteceu,  você também passou por aquela fase onde os fios ficavam presos e sem definição?

Daniela Lisboa de Carvalho: Primeiramente, agradeço os elogios! Juntando as duas perguntas, tudo
começou com a descoberta dos meus cabelos, em 2009, que viviam presos há mais de dez anos. Nunca fiz químicas, mas vivia com os cachos presos. Como não nasci com os cabelos enrolados (algumas pessoas sentem mudanças nos fios durante a adolescência), foi um pouco complicada a aceitação. Essa dificuldade ocorreu devido a minha falta de conhecimento, na época, sobre produtos e técnicas para melhor definição dos cachos. Posso dizer que iniciei na área dos cabelos vivenciando o meu próprio cabelo, e, mudei radicalmente, inclusive de profissão, por conta disso.

Daniela antes de descobrir os seus cachos

“Nunca fiz química, mas vivi com os cachos presos por mais de dez anos. Posso dizer que iniciei na área dos cabelos vivenciando o meu próprio cabelo, e mudei radicalmente, inclusive de profissão, por conta disso.”

Preciosas Bobagens: Li que você teve uma troca brusca de profissão, como ela ocorreu? É verdade que aconteceu naturalmente, e que foi durante uma feira de beleza,onde você passou por uma transformação com os produtos da Deva?

Daniela Lisboa de Carvalho: Sim, a mudança da profissão foi por conta da minha transformação, tanto capilar quanto pessoal. (Daniela tem formação tecnóloga em Produção de Polímeros).

Preciosas Bobagens: Pelo visto a marca Deva trouxe mudanças positivas em sua vida, o que contribuiu para a aceitação de si mesma e redirecionamento profissional. Mas além disso, me fale sobre a sua relação com a marca

Daniela Lisboa de Carvalho: Bem, como participo de outros grupos na internet, costumo ensinar a
técnica, ou seja, não apenas o uso individual de um ou outro produto, e sim, seguir uma rotina completa
de cuidados, priorizando os produtos isentos de silicones insolúveis, petrolatos, sulfatos, que inclusive é o que a linha DevaCurl propõe .

Preciosas Bobagens: Você segue a rotina Low poo ou No poo?  Há quanto tempo?

Daniela Lisboa de Carvalho: Ambas. A rotina No Poo ou  Low Poo varia conforme o tipo de cabelo e o gosto da pessoa. Eu passei quase três anos seguindo apenas a rotina No Poo. Atualmente, tenho seguido as duas.

Preciosas Bobagens: Que mudanças sentiu com a adoção dessas rotinas?

Daniela Lisboa de Carvalho: Cabelos mais hidratados, maleáveis e com cachos mais definidos.

Preciosas Bobagens: Como você estiliza o seu cabelo?

Daniela Lisboa de Carvalho: Costumo estilizar sempre após a lavagem e com os cabelos molhados, fazendo a fitagem, que é uma espécie de ‘rake and shake’, sem o ‘shake’, ou seja, é pentear os cabelos molhados usando apenas as mãos), para finalizar os cachos.

Preciosas Bobagens: Tem algum truque em especial? O que recomenda para amigas e clientes?

Daniela Lisboa de Carvalho: Recomendo, para os cachos durarem mais, o uso de fronha ou touca de cetim ou seda (em substituição às fronhas de algodão tradicionais) na hora de dormir, pois evitam o frizz, ainda mais temido no dia seguinte.

 

Preciosas Bobagens: Além dos produtos Deva você é adepta ao uso de óleos vegetais?

Daniela Lisboa de Carvalho: Gosto do uso de óleos vegetais  isentos de parafinas, sulfatos,
petrolatos e silicones insolúveis.

Preciosas Bobagens: Você já sofreu com cabeleireiros que insistiam em tratar seus fios enrolados como lisos? 

Daniela Lisboa: Assim como grande parte das mulheres, também já fui cliente e sofri com as opiniões equivocadas de profissionais que desconheciam o cuidado dos cabelos cacheados e crespos. Porém, a diferença é que nunca os segui, ou seja, nunca fiz química.

Preciosas Bobagens: Essa experiência serviu para moldar sua atividade atual? O que você
procura transmitir para as suas clientes? Ter vivenciado na pele o que
elas vivenciaram contribuiu para a sua especialização?

Daniela Lisboa: O que costumamos falar é que o tratamento do cabelo cacheado é diferente
do tratamento feito em cabelos lisos. Ensinamos a estilizar e cuidar dos cachos em casa, o que acaba sendo mais fácil  do que cuidar dos cabelos alisados, progressivados ou relaxados. Alisar ou não, é opção de cada cliente, entretanto, damos a ela a oportunidade de conhecer a fundo o seu próprio cabelo, como ele é de fato, cacheado ou crespo, pois muitas delas acabam alisando, principalmente, por desconhecer sua própria natureza, ou seja, porque não sabem deixar os seus cachos bem modelados.

Preciosas Bobagens: Que recado que você dá para as pessoas que querem assumir seus cabelos naturais, mas que tem medo que não conseguir cuidar ou de lidar com preconceitos sociais?

Daniela Lisboa: O medo é natural do ser humano. Se você não iniciar hoje, poderá ser amanhã, mais
cedo ou mais tarde. Este passo sempre parte de nós mesmas. Um bom profissional auxilia neste processo, mas se não partir de você, nunca será feito.

“O medo é natural do ser humano.Se você não iniciar hoje ( voltar ao cabelo natural), poderá ser amanhã, mais cedo ou mais tarde. Este passo sempre parte de nós mesmas. Um bom profissional auxilia neste processo, mas se não partir de você, nunca será feito”.


Gostou da entrevista? Quer sugerir um entrevistado? Escreva para sabrinagiammpa@gmail.com / sabrinagiampa@hotmail.com com a sua sugestão. Quer cortar com a Daniela? Agende um contato no Floreal Clínica dos Cachos.  

Serviço
Floreal Clínica dos Cachos
Rua Leandro Dupré, 1028 ( próximo do metrô Santa Cruz)
Vila Mariana
São Paulo-SP
Telefones: 11 5594-3880 / 2577-3988 / 4338-4566 / 2503-2089 /

  1. Adorei a entrevista! Porém, alerto que rake and shake e fitagem são técnicas diferentes de esilização.

  2. Sabrinah Giampá says:

    Cris, muito obrigada pelo aviso. Já corrigi lá. Pelo que entendo, a fitagem é um rake and shake sem o shake, ou seja, você também desembaraça dos cabelos com as mãos, mas sem a sacudidela. Como você definiria? ( podemos conversar por aqui: sabrinagiammpa@gmail.com).

    Bjks.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook