Uma das maiores queixas nestes tipos de cabelo são aqueles fiozinhos que ficam ouriçados e aparentam uma espécie de teia ao redor do cabelo. O frizz nada mais é do que um cacho que não definiu. E isso pode acontecer devido ao ressecamento e alterações climáticas e uso inadequado de secadores. O ressecamento acontece por vários motivos: uso excessivo de shampoos com sulfato, resíduos de produtos alguns shampoos sem sulfato não removem silicones insolúveis e isso pode acumular nos fios e couro cabeludo) e o uso do secador sem o difusor, ou com a velocidade alta (que mesmo com o uso do difusor dá frizz). Além da falta de hidratação, nutrição ou reconstrução. Aprenda com as dicas:

1- Opte por shampoos sem sulfato

Ou seja, shampoos que não possuem sulfatos agressivos, como os ‘vilões abaixo’:

ESTES NÃO

Lauril Sulfato de Sódio / Sodium Laury Sulfate
Lauril Eter Sulfato de Sódio
Lauril Eter Sulfato de Sódio / Sulfossucinato de Sódio
Lauril Eter Sulfato de Amônio / Ammonium Laureth Sulfate

Escolha shampoos com sulfactantes que limpam, mas não agridem tanto. Exemplos:

ESTES SIM

Dissodium EDTA (EDTA dissódico)
Citric Acid (Ácido cítrico)
Extrato de Plantas
Cocamidopropyl Betains / Cocamidopropyl Betaine
Sodium Cocoyl Isethionate
Sodium Lauryl Sulfoacetate
Disodium Laureth Sulfosuccinate
Sodium Lauroyl Sarcosinate

Para isso é preciso aprender a ler os rótulos e analisar os ingredientes. Você vai se surpreender com a quantidade de shampoos no mercado com Lauryl Sulfato de Sódio. Geralmente é o segundo componente, vem logo em seguida da água e não se difere de sabonetes e detergentes. Ou seja, você usava um detergente no cabelo e não sabia. Entretanto, há alguns shampoos com sulfato, onde este se localiza praticamente no final da composição, e por isso em quantidade reduzida, e acrescido de óleos, não se torna tão danoso, porém, sua utilização não deve ser diária.

2- Condicione muito e fique atenta aos silicones




O maior problema dos condicionadores e máscaras com silicones, a princípio, era que não eram removidos pelos shampoos sem sulfato. Com o tempo, a indústria tem se adequado a isso, e há bastante sulfactantes leves que já removem os silicones insolúveis. O principal dele é o Cocamidopropyl Betains e os que cito na sequência. De qualquer maneira, o silicone forma uma película seladora no fio, o que faz que ele fique sedoso e maleável, mas não significa que está tratado internamente. É como uma maquiagem. E daí fica difícil perceber se o fio está realmente precisando de tratamento, e no geral, está. É preciso ter um equilíbrio na utilização. Você não precisa cortá-lo de uma vez, mas usar com moderação já ajuda. Quando você começa a utilizar condicionadores e máscaras sem silicones, percebe muito mais o tratamento e os fios ficam mais saudáveis. Entretanto, há no mercado uma gama de bons produtos com silicone, mas se você puder optar por um sem, é melhor. Veja a lista.

3- Hidratação, Nutrição e Reconstrução

O importante é entender a necessidade do cabelo e dar a ele o que precisa no momento. A umectação com óleos, equivale a uma nutrição. Portanto, dá pra substituir a máscara de nutrição pelo óleo vegetal. De preferência puro, sem óleos minerais  no meio. Você pode ter uma máscara de hidratação, um óleo e uma máscara de reconstrução. A tabela da primeira postagem ajuda a entender quais as substâncias que fazem da máscara um máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução. Nem sempre o que está escrito na embalagem corresponde a realidade. Ás vezes está escrito hidratação, mas a máscara tem mais componentes nutritivos, como óleos e manteigas, o que a tornam uma máscara de nutrição.

4- Estilize com produtos específicos

Na minha opinião, os melhores produtos para estilizar são os géis destinados para cabelo cacheado. Eles são leves e são bem diferentes do Bozzano e genéricos que você conhece. Eles praticamente dissolvem nos fios, definem e não deixam o cabelo duro. Veja aqui os que eu estou usando no momento. Geralmente, antes do gel eu passo um leave-in, ou um condicionador sem silicone, que pode ser deixado no cabelo sem pesar.

5- Evite o secador

Deixe os cabelos secarem ao vento. Eles ficam mais definidos. Mas se precisar usar o secador, coloque o difusor e utilize sempre na velocidade mínima e calor máximo. Não precisa secar totalmente. Pode deixá-los levemente umedecidos que já funciona.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook