Suas atividades onlines não passam despercebidas. O que você compra, gosta, o que você faz, para onde viaja já são catalogadas por empresas que traçam o seu perfil para revender como mailing para empresas que buscam estratégias para não errar o alvo. Quem nunca passou pela sensação de encontrar um anúncio de um site que comprou algumas vezes no topo da sua caixa de entrada, ou algo do gênero que o fez pensar que não há coincidências no mundo virtual. E realmente, não há. Até pouco tempo, as empresas especializadas neste serviço de ‘espionagem’ eram tidas como invisíveis por grande parte dos consumidores, e somente agora, parte disso começa a vir à tona.
A questão é fazer valer nossos direitos de cidadãos, que seria o direito de acessar e até mesmo de modificar ou bloquear parte destas informações. Enquanto isso, estamos vulneráveis, e é preciso ter cuidado inclusive na hora de ‘curtir’ alguma página nas redes sociais. ( Eu não curto nenhuma) e mesmo postar alguma foto, pois justamente aquela foto em que você aparece tomando uma simples coca-cola oferece a estas empresas uma informação valiosa. Afinal, ela sabe o tipo de refrigerante que você prefere. Se é zero, ou tradicional. Sabe até o local onde você costuma consumi-lo. Enfim… diariamente, fornecemos uma série de informações sem perceber, e cada vez mais vamos expondo partes de nossas vidas que preferíamos que ficassem ocultadas. Provavelmente estas empresas conhecem todas as minhas doenças crônicas apenas pela listagem de medicamentos que consumo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook